O Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP) por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) sob liderança da Diretoria Integrada de Operações e de Inteligência (DIOPI) nos dias 01 e 02 de abril do corrente, realizou no Rio de Janeiro o Primeiro Encontro Técnico do Projeto Captura.
Com participação de um policial representante de cada unidade federativa, a Delegada Ana Cláudia Medina, Diretora do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) foi a representante da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul no evento cujo objetivo foi debater sobre a criação do site do MJSP onde será divulgado a todo país os oito foragidos de interesse estratégico para captura de cada unidade federativa mantendo-se canal de denúncia para colaboração de toda a sociedade.
Além dos debates, discutiu-se também a implementação de uma Célula do Projeto Captura na capital fluminense, onde servidores da SENASP prestarão auxílio às Polícias de todo país quando estas necessitarem de intermediação junto as forças de segurança cariocas na localização e prisão dos foragidos de interesse das forças de segurança.
Para tanto, durante o evento houve importantes palestras sobre temas relacionados à segurança pública nacional e estratégias discutidas para captura de foragidos da Justiça, inclusive com roda de conversa entre autoridades de Segurança Pública, onde Dr. Rodney da Silva representando o Secretário Nacional de Segurança Pública (Dr. Mário Sarrubo) foi moderador nos diálogos entre os Secretários Estaduais de Polícia Civil, Polícia Militar, Segurança Pública e o representante da Polícia Federal do Rio de Janeiro.
Durante o Encontro Técnico, também oportunizou-se aos representantes das Polícias Judiciárias dos Estados participantes do PROJETO CAPTURA uma visita técnica a LAAD – DEFENCE & SECURITY, maior feira internacional de defesa e segurança da América Latina que conta com apoio institucional do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, do Ministério da Justiça e da estrutura brasileira de Segurança Pública e cuja exposição reúne fabricantes e fornecedores de tecnologias para as Forças Armadas, Polícias, Forças Especiais, executivos da indústria de defesa e segurança e agências governamentais se fazendo presentes também gestores de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica.
Mín. 20° Máx. 31°