Durante a reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar (CEDRAF/MS), realizada nesta quinta-feira (3), no auditório do Imasul, em Campo Grande, o deputado estadual Renato Câmara destacou alternativas sustentáveis para a produção de leite em pequenas propriedades. A proposta foi apresentada a representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), da Famasul e de entidades ligadas ao setor rural.
Renato, que é engenheiro agrônomo e tem trajetória voltada à agricultura familiar, defendeu o modelo que alia produção e recuperação ambiental. “O produtor de leite, por exemplo, que tem 10 hectares, pode plantar 130 árvores em um único hectare. Isso garante mais bem-estar aos animais, melhora a produtividade e, além disso, ele será remunerado por essa ação. É uma forma concreta de associar produção rural ao carbono zero”, explicou o parlamentar.
O parlamentar ainda explicou que temas como assistência técnica, organização dos conselhos municipais e valorização do pequeno produtor também fizeram parte das discussões. Para ele, o acesso contínuo à ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) é um ponto central na luta pela valorização da produção local. “A ATER é uma reivindicação constante dos produtores. Eles querem mais assistência técnica para produzir melhor, aumentar a renda e garantir qualidade”, destacou.
Renato também defende o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento como ferramenta de organização política e econômica no campo. “Quando os produtores se organizam em grupo, por meio do CMDN, eles ganham força. E é por isso que precisamos qualificar esses conselhos nos municípios, integrando produtores e entidades representativas”, afirmou.
Além das propostas técnicas, o parlamentar reafirmou seu compromisso com a destinação de recursos para apoiar diretamente o setor produtivo. Em 2024, Renato Câmara destinou R$ 300 mil em emendas parlamentares para a aquisição de equipamentos agrícolas e estruturação de feiras, beneficiando pequenos produtores em diversas regiões do Estado.
“São ações com ideias, propostas e também com emendas parlamentares. Nosso objetivo é melhorar a vida do produtor rural, fortalecer a economia do campo e garantir que o desenvolvimento chegue na ponta”, concluiu.
Mín. 20° Máx. 31°