A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou hoje, 2, no Diário Oficial do Estado, a Resolução 355/2025, que aprova o Regulamento Técnico de boas práticas sanitárias em serviços de Podologia, públicos e privados, no Estado de Mato Grosso do Sul. A regulamentação abrange licenciamento, responsabilidades, estrutura física, procedimentos, equipamentos e materiais com a finalidade de garantir a promoção, proteção e recuperação da saúde humana.
O tema foi amplamente discutido pelos deputados durante sessão plenária da Alems. Atendendo a um pedido da presidente da Sociedade Brasileira de Podólogos, Regional MS, Diva Vieira, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) esteve na SES em reunião com o secretário Maurício Simões em meados de março passado, quando apresentou a demanda.
“A podologia é uma especialidade médica que trata a saúde dos pés. E, por eles serem a base do corpo humano, é fundamental para o bem-estar geral das pessoas. Sua regulamentação vai ajudar a divulgar os benefícios dessa prática e garantir boas práticas sanitárias. Fico muito satisfeito pelo secretário Maurício ter esse mesmo entendimento e normatizar a prática”, apontou Hashioka.
Conforme o documento, os estabelecimentos e profissionais deverão estar devidamente licenciados pela Vigilância Sanitária municipal e terão prazo de 12 meses para se adequarem à Resolução.
Mín. 22° Máx. 33°