A Delegacia de Polícia de Sete Quedas, em ação que contou com o apoio de equipes de Dourados, Três Lagoas e Adamantina (SP) apreendeu nesta segunda-feira (11), vasta quantidade de armas ilegais, bem como petrechos de armas utilizados por grupos de extermínio e grande quantidade de munições na residência de um suspeito acusado por ser o mandante da execução do pecuarista Valdereis Rodrigues de França (61), no início deste mês em Sete Quedas.
No dia 5 de novembro, Valdereis foi alvejado por diversos disparos de arma de fogo calibre 9mm enquanto estava transitando em sua camioneta Toyota Hilux, pela Rua 4 de abril, no Centro da cidade.
O crime ocorreu em plena luz do dia, por volta das 9h15, e foi rapidamente atendido pelas equipes das forças de segurança local.
Equipe de Perícia Científica e as equipes da Polícia Civil realizaram os trabalhos de coleta de evidências. Foram encontrados 8 estojos de munição calibre 9mm e 5 projéteis, demonstrando que o crime foi executado com armamento pesado e de forma premeditada.
Os agentes conseguiram identificar o mandante do crime, o pecuarista O.V.N. de 64 anos, residente no Brasil e também com cidadania Paraguaia. A moto utilizada no crime também foi localizada incinerada com intuito de apagar as provas do crime.
Na manhã desta segunda-feira (11), policiais deslocaram até a fazenda
Durante o cumprimento dos mandados de busca os policiais localizaram na fazenda do mandante carregadores com capacidade grande capacidade de armazenamento, além de outras armas e muitas munições na residência do suspeito, no município de Adamantina.
Ao todo foram apreendidas mais de 10 armas de fogo e quase munições 1000 munições, além de drones, binóculos e outros petrechos que podem ter sido utilizados na execução do crime.
A ação contou com apoio do SIG de Três Lagoas e também de equipes da Polícia Civil de São Paulo.
O suspeito não foi encontrado nos endereços. De acordo com o apurado, ele teria fugido para o Paraguai, e segue foragido até o momento. A Polícia Paraguai foi acionada para colaborar na captura do suspeito.
A investigação apontou que o crime foi motivado diante de uma desavença por dívida de 2 milhões de dólares de O.V.N. com a vítima.
As investigações seguem para identificar os demais envolvidos.
por Carlos Eduardo Orácio
Mín. 15° Máx. 30°