20°C 28°C
Ribas do Rio Pardo, MS

Projeto obriga concessionárias a informar sobre consumos discrepantes

As concessionárias de água e de energia elétrica poderão ser obrigadas a informar ao consumidor a ocorrência da leitura de consumo discrepante. A m...

16/10/2024 às 19h41
Por: Prorio FM Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Deputado Roberto Hashioka apresentou a proposta durante sessão plenária desta quarta-feira
Deputado Roberto Hashioka apresentou a proposta durante sessão plenária desta quarta-feira

As concessionárias de água e de energia elétrica poderão ser obrigadas a informar ao consumidor a ocorrência da leitura de consumo discrepante. A medida se consolidará se aprovado o Projeto de Lei 225/2024 , apresentado pelo deputado Roberto Hashioka (União) nesta quarta-feira (16) durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

A proposta considera discrepante o consumo registrado com acréscimo superior a 35%  em relação à medição do mês anterior. Ainda de acordo com o projeto, a comunicação será realizada preferencialmente por aviso em conta de consumo, por meio de SMS, e-mail ou outro meio de comunicação.

“O projeto visa assegurar o direito à informação do consumidor, obrigando as empresas concessionárias de energia ou água a informar a ocorrência do consumo discrepante em suas faturas”, afirma Roberto Hashioka na justificativa da proposta. Segundo o parlamentar, o projeto assegura ao consumidor o direito “à informação, à adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral, bem como à racionalização e melhoria dos serviços públicos”.

Passado o período de pauta para eventual recebimento de emendas, o projeto seguirá para análise e votação dos deputados integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se o parecer for favorável, continua tramitando com análises e votações das comissões de mérito e do plenário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários