O Plenário Júlio Maia foi palco, mais uma vez, de uma grande celebração. O Dia Estadual da Ordem Demolay foi comemorado na sexta-feira (26) em solenidade repleta de reconhecimento e emoção ao grupo juvenil que pertence a Maçonaria. Alusiva à data instituída pela Lei 3.502, de 25 de abril de 2008 , 18 de março, que também integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado, a solenidade de hoje é proposta pelo deputado Junior Mochi (MDB), também autor da Resolução 81/2018 , que cria a Comenda de Mérito da Ordem DeMolay.
Junior Mochi parabenizou toda a Ordem DeMolay e seus familiares. “Parabéns às personalidades que se destacaram na formação de uma juventude mais igualitária e fraterna. Hoje nos reunimos nesta Casa da Democracia para festejar e celebrar o Dia da Ordem DeMolay. Essa data representa uma celebração dos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade, que inspiram e se incorporam nas almas dos homens e mulheres de bem, funcionando como pilares nos quais assentamos os valores morais e as sete virtudes da Ordem Demolay. Mato Grosso do Sul se orgulha de vocês”, disse.
“Por meio destes ensinamentos difundidos na Ordem Demolay, são formados verdadeiro líderes, eu sei como é essencial para os jovens, meus dois filhos participaram. Há muito tempo recebemos a incumbência de propor essa lei da comemoração do dia, que é 18 de março, e está sendo celebrado. A honraria aconteceu com o centenário da Ordem DeMolay no Brasil, e isso nada mais é que valorizar o trabalho daqueles que mantem a ordem ativa e com um único objetivo, na formação dos nossos jovens”, detalhou o deputado Junior Mochi, sobre a lei e resolução de sua autoria.
O Grande Mestre estadual Paulo Ricardo Wieckzoreck deixou uma mensagem gravada a todos. “Não estou aí devido aos compromissos da maçonaria. Infelizmente não pude estar presente, mas saibam que meu coração está com todos vocês, porque tanto a Maçonaria, quanto a Ordem DeMolay e a Assembleia Legislativa se preocupam com a nossa juventude, e, nós junto à Ordem DeMolay estamos trabalhando esses jovens para serem líderes pautados nas sete virtudes cardeais. Esse trabalho está sendo reconhecido pela Assembleia Legislativa, por meio dessa medalha de honra ao mérito, chegamos onde estamos por conta do trabalho de vocês, que essa medalha sirva de exemplo para que continuemos lutando por toda a juventude”, considerou.
Homenageados
Receberam homenagem em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na condução dos trabalhos da Ordem DeMolay Sul-Mato-Grossense, lideranças estaduais: André Luiz Constantino Barbosa, Grande Secretário Estadual do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay no Estado de Mato Grosso do Sul, Luis Felipe Nunes Almeida, Mestre Conselheiro Estadual da Ordem DeMolay no Estado e Lucas Rodrigues Couto Sanches, Mestre Conselheiro Estadual Adjunto do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay no Estado.
A Comenda e Medalha de Mérito Legislativo foram outorgadas a Anderson Martini de Almeida, Past Grande Mestre Estadual; Rafael Castello Monaco Dib, Past Grande Orador Estadual; Fernando Vieira, Past Grande Mestre Estadual Adjunto, Luís Otávio Lima Júlio, Past Mestre Conselheiro Nacional; Sérgio Luiz Gonçalves, Past Grande Mestre Estadual do Mato Grosso do Sul; Luz Antero Machado, Past Grande Mestre Estadual do Mato Grosso do Sul; e Durval Omine Farias Medeiros, Past Grande Mestre Estadual.
Durval Omine Farias Medeiros falou em nome dos homenageados. "Agradeço em primeiro lugar ao altíssimo pela permissão e a misericórdia de me conceder a honra de trabalhar pela Ordem DeMolay. agradecer as nossas famílias, pois, para que esses homens possam trabalhar, nossas famílias nos apoiam, agradecer a maçonaria pelo apoio incondicional, não só. Agradecer a esta Casa de Leis por lembrar e ter um olhar sensível ao trabalho feito pela maçonaria e ordem demolay olhando a sociedade pelos valores virtudes sabedoria, liderança, cidadania e fraternidade que a ordem demolay e maçonaria vem trazer a sociedade, venho agradecer essa Casa de Leis por essa homenagem", destacou.
Apresentações culturais
Durante a solenidade, houve a entrada dos estandartes que representam as 20 ordens DeMolay's de todo estado, ao som da música I’m living DeMolay, de autoria de Howie Damron e o Coral da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), coordenado por Marlene Figueira e regido pelo Maestro Nillo Cunha, com a interpretação das músicas "Esperando na Janela", "É Primavera" e "Cuitelinho".
Ordem Demolay
A Ordem DeMolay foi fundada em 1919, nos Estados Unidos da América (EUA). É uma organização juvenil patrocinada pela maçonaria com o objetivo de lapidação moral e intelectual de seus membros, pautada nas sete Virtudes Cardeais: amor filial; reverência pelas coisas sagradas; cortesia; companheiro; fidelidade; pureza e patriotismo, e na defesa das liberdades religiosa, política e intelectual. A Ordem DeMolay chegou ao Brasil em 1980, e ao Estado de Mato Grosso do Sul, em 1983. Agrega jovens dos 12 aos 20 anos, e trabalha na formação deles por meio das sete virtudes cardeais, que norteiam todas as orientações recebidas com o princípios dentro da Ordem DeMolay.
Mín. 21° Máx. 36°