Reunião prevista para a próxima segunda-feira no Ministério Público buscará solução pacífica
Em uma tentativa para evitar confrontos e garantir a segurança de todos os envolvidos, a deputada estadual Gleice Jane (PT) esteve nesta sexta-feira (20) em uma área de tensão circunscrita à Terra Indígena Lagoa Rica Panambi, em Douradina, onde povos indígenas e produtores rurais enfrentam impasse. Na próxima segunda-feira, às 14h, uma reunião será realizada no Ministério Público para buscar uma solução pacífica.
No local, a parlamentar dialogou com ambas as partes. Os indígenas comprometeram-se a não avançar em suas posições até a reunião, se não houver ataque do outro lado. Os produtores rurais foram informados de que os indígenas permanecerão onde estão e disseram que fariam o mesmo. "Conversei com todos os envolvidos, incluindo os ruralistas, na busca por uma solução que minimize o risco de confronto. Meu intuito é evitar que mais pessoas saiam feridas," declarou a deputada.
Mesmo com o compromisso de ambas as partes em não avançar, a situação permanece delicada. Os grupos estão separados por apenas 200 metros, mantendo um clima tenso. "Saí de lá preocupada com o que pode acontecer de hoje para amanhã ou durante o fim de semana. A mediação é crucial para garantir a segurança de todos”, finalizou a parlamentar.
Mín. 22° Máx. 33°