Hoje foi concluída a 1ª Edição do Curso de Habilitação de Instrutor da Disciplina Polícia Antirracista da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. O evento, realizado entre os dias 08 e 12 de julho, contou com a participação de policiais militares da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
A convite da Brigada Militar do Rio Grande do Sul o Delegado Regional de Polícia de Corumbá, Fabrício Dias dos Santos, que também é Multiplicador do Curso de Polícia Antirracista, proferiu de forma remota uma palestra no evento de encerramento.
Durante a palestra, o Delegado Fabrício apresentou a estrutura da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul voltada ao enfrentamento dos crimes de racismo. Ele destacou a atuação da Seção de Investigações de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância da Delegacia Especializada de Ordem Pública e Social, bem como do Núcleo Institucional da Cidadania. Além disso, abordou aspectos práticos relacionados ao atendimento de ocorrências policiais referentes a crimes de racismo, de poluição sonora provocada por locais de culto de religiões de matriz africana e à necessidade de adoção do correto procedimento de reconhecimento pessoal e fotográfico (art. 226 do Código de Processo Penal) com vistas a evitar a nulidade de provas em processos judiciais e, principalmente, a condenação de inocentes precariamente identificados.
Segundo o Delegado Regional de Polícia a participação da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul no evento reforça o compromisso da instituição em combater práticas discriminatórias, especialmente o racismo, promovendo a igualdade e a justiça na segurança pública.
Mín. 21° Máx. 35°