Publicado por Keila Flores
Entre os dias 01 e 02 de julho, a Polícia Civil, por intermédio do Núcleo Institucional da Cidadania (NIC), participou do projeto “Juizados em Ação nas Comunidades Tradicionais”, que aconteceu na Escola Estadual Álvaro Martins dos Santos, em Laguna Caarapã-MS. A ação foi promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).
No evento, a coordenadora do NIC – Delegada Maíra Machado representou o Delegado Geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio, reforçando o compromisso da PCMS com a efetiva prestação de atividade de polícia judiciária para a população indígena. Durante os dois dias, a Delegada de Polícia e a equipe da Unidade Policial de Laguna Caarapã-MS realizaram atendimentos, esclareceram dúvidas sobre a atuação da Polícia Civil, ministraram palestras e orientaram os cidadãos quanto a eventuais registros de ocorrência.
O projeto é idealizado pelo Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do TJMS e possui como objetivo principal, levar justiça e cidadania às comunidades que enfrentam dificuldades e limitações de acesso ao Poder Judiciário e demais serviços. O município de Laguna Caarapã-MS é habitado por 6.799 pessoas (IBGE 2022), onde 926 indivíduos (13,6%) se autodeclararam indígenas. Foram atendidos 266 moradores da área urbana do município, e 1610 são residentes das aldeias Guaimbé e Rancho Jacaré.
A Polícia Civil de MS reforça que essa rede de colaboradores possibilitou a oferta de uma ampla gama de serviços à população local, proporcionando o acesso à justiça e à cidadania, independentemente das limitações geográficas ou socioeconômicas enfrentadas por aquele grupo populacional.
Pantanal Tech
Já no dia 29/06, o NIC participou do Pantanal Tech, na UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), em Aquidauana-MS. Evento que contou com a presença do Governado do Estado de MS, Eduardo Riedel, a primeira Dama Monica Riedel e diversas autoridades.
O evento teve inicio no dia 28/06 e tornou-se o maior evento de tecnologia da região pantaneira, promovido pela UEMS e diversos parceiros públicos e privados. Na ocasião, foram celebrados convênios que vão fomentar ainda mais a ciência, tecnologia e inovação no Mato Grosso do Sul, beneficiando estudantes, produtores e empresários, pesquisadores e cidadãos.
A coordenadora do NIC, Delgada Maíra Machado e o Delegado de Policia Civil Regional de Aquidauna-MS, Amylcar Paracatu representaram a PCMS. O governador Riedel destacou a integração de atores público e privado, além das instituições de ensino superior sul-mato-grossenses, com o objetivo de integrar uma rede de conhecimento compartilhada em prol do cidadão e cidadã e da proteção do bioma Pantanal.
De acordo com Maíra, “o Pantanal Tech MS proporcionou no seu eixo estratégico o desenvolvimento sustentável do Pantanal, que abrange agricultura familiar, agroindústria, agronegócio, agropecuária sustentável, economia criativa, empreendedorismo, geração de renda, inclusão produtiva, inovação, sustentabilidade e turismo”. A Polícia Civil do MS reafirma não só a sua atribuição de proteção ao meio ambiente, mas também se volta para um desenvolvimento mais sustentável, garantindo um ambiente saudável e seguro para as gerações futuras.
Mín. 21° Máx. 35°