Levar atendimentos preventivos contra o câncer de mama onde o poder público não chega e salvar vidas através da prevenção. Essa é a missão do Grupo Onça Pintada (GOP), organização não governamental fundada em 2001 pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), que já atendeu mais de 80 mil mulheres nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Na última sexta-feira (14), a unidade móvel do Grupo Onça Pintada esteve em Alcinópolis, região norte do Estado, onde ofereceu consultas e exames a cerca de 50 mulheres.
Vereador no município, Ademir Müller acompanhou a ação do início ao fim e agradeceu o trabalho atencioso da equipe multidisciplinar de voluntários e a iniciativa do deputado Paulo Corrêa.
“Quero aqui expressar a minha imensa gratidão ao deputado Paulo Corrêa por ter acolhido o meu pedido de trazer a equipe do Grupo Onça Pintada a Alcinópolis. As mulheres muitas vezes chegam assustadas para fazer o exame, mas chegam e são tranquilizadas por essa equipe maravilhosa, que trata todas com muito carinho e respeito”, pontuou Ademir.
Padrinho do projeto junto com sua esposa Adriana, Paulo Corrêa reforça que os atendimentos são totalmente gratuitos. “É um trabalho lindo, totalmente gratuito. Temos uma equipe multidisciplinar que oferece orientação, consultas, exames, encaminhamento para cirurgia e, inclusive, próteses para reconstrução das mamas para restaurar a autoestima das mulheres”, conta.
Corrêa lembra, ainda, que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. “No Grupo Onça Pintada, o foco é o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, pois quando detectado logo no início, as pacientes têm maiores chances de cura, o tratamento é menos agressivo, e elas podem ter uma melhor qualidade de vida”, finaliza.
Mín. 20° Máx. 36°