A Comissão de Agricultura (CRA) pode votar nesta quarta-feira (2), às 14h,projetos quetratam de medidas para facilitar a regularização ambiental de propriedades rurais que não respeitaram limites de desmatamento, garantir segurança hídrica e alimentar no semiárido brasileiro e aprimorar a logística do agronegócio.
Entre as propostas em pauta, está o PL 2.374/2020 , de autoria do senador Irajá (PSD-TO), que altera o Código Florestal ( Lei 12.651 , de 2012) para permitir a regularização ambiental de propriedades rurais que tenham descumprido normas de desmatamento entre 2008 e 2012, exigindo que a compensação seja equivalente ao dobro da área de reserva legal a ser recuperada.
O relator, senador Jaime Bagattoli (PL-RO), apresentou parecer favorável ao texto, como um substitutivo (texto alternativo). Caso aprovado, o texto passará por turno suplementar. Bagattoli destaca que “A aprovação desse projeto levará à garantia de conservação de áreas que podem ser legalmente desmatadas, pois estas deixarão de ser submetidas a uso alternativo do solo para serem utilizadas na compensação das áreas que serão regularizadas”.
Outro item em pauta é o PL 5.350/2023 , de iniciativa do deputadoMurilo Galdino (Republicanos-PB),que altera aPolítica Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca( Lei 13.153, de 2015 ), para garantir segurança hídrica e alimentar nas regiões do semiárido brasileiro.
A proposta prevê a utilização de programas emergenciais de combate à seca e cria linhas de financiamento específicas para apoiar a recomposição da pequena produção familiar e comunitária. O projeto recebeu relatório favorável do senador Rogério Marinho(PL-RN), que apresentou uma emenda ao texto. A votação será simbólica e, se aprovado, seguirá para o Plenário do Senado.
A CRA também deve votar o REQ 29/2025 apresentado pelo presidente da comissão, senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). No requerimento, o senador solicita uma audiência pública para debatera regulamentação e a fiscalização do transporte ferroviário de cargas no Brasil, com foco nas oportunidades e desafios relacionados à logística do agronegócio.
Camily Oliveira, sob supervisão de Patrícia Oliveira.
Mín. 8° Máx. 24°